Prefeitos da Região Metropolitana de São Luís, ao lado de representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, estiveram reunidos com o governador do Maranhão, Flávio Dino, para juntos definirem medidas para evitar a crescente da Covid-19.

Ficou definido que, neste momento, está descartado o lockdown, mas teremos medidas mais restritivas por um período de, no mínimo, dez dias, como uma tentativa para diminuir os casos da doença em todo o Maranhão.

“Houve um consenso no sentido de não ter lockdown. Nós estamos descartando nesse momento, ou seja, nesta semana, qualquer decisão sobre o lockdown. O que nós faremos, muito provavelmente, é a edição de normas e de decisão de vários órgãos que aqui estão no sentido de fazer com que certas atividades deixem de ocorrer durante um período, provavelmente 10 dias. Nós teremos restrições para grandes aglomerações, eventos que envolvam muitas pessoas, eventos festivos”, afirmou o governador, que ainda salientou que o serviço público estadual terá as atividades suspensas por 10 dias.

Ao fim da reunião, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, destacou que o Município estará à disposição para ações preventivas que contenham a Covid.

“O Município de São Luís está voltado a contribuir com medidas que evitem aglomerações. E, solicitamos ainda na reunião, que os comerciantes precisam ser ouvidos antes de qualquer medida mais restritiva. Além disso, nos colocamos à disposição para ações conjuntas com outras cidades da Grande Ilha e com o Estado. É preciso manter a responsabilidade e o cuidado com a vida humana. Só assim vamos vencer a pandemia”, concluiu o prefeito.

Além de Flávio Dino e Eduardo Braide, estiveram na reunião, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o defensor-geral do Estado, Alberto Bastos; a diretora do Hospital Universitário (HUUFMA), Dra. Joyce Lages; o presidente da Famem, Erlânio Xavier; além dos prefeitos de São José de Ribamar, Júlio César Matos; de Paço do Lumiar, Paula Azevedo; e de Raposa, Eudes Barros.