Na noite de quinta-feira (18), a advogada Karen Barros foi oficialmente reconduzida ao comando do Procon do Maranhão. O anúncio do retorno de Karen, esposa do deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), já havia sido anunciado na semana passada pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Karen Barros já esteve no comando do Procon, entre 2018 e 2019, e mesmo com um bom trabalho foi retirada do cargo por pressões políticas, pela ligação com Duarte.

Na sua primeira passagem, Karen foi vítima de uma decisão meramente política e não técnica, afinal o trabalho desenvolvimento por ela era muito bom, mas Dino cedeu a pressões de outros deputados, questionando o fato de Duarte ser deputado e ainda ter o “controle” do Procon.

Só que agora, depois do desempenho de Duarte nas eleições de 2020, Karen Barros retorna ao Procon, até mesmo pelo fato do órgão não ter tido o mesmo desempenho desde a sua saída.

Na realidade, era o próprio Duarte quem desejava sair do Legislativo para uma secretaria do Governo Dino, pela relação nada amistosa com a maioria dos deputados estaduais, mas o caminho encontrado por Dino foi levar Karen Barros de volta ao Procon, mantendo Duarte na Assembleia Legislativa.

A posse de Karen Barros foi dada pelo vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), um dos padrinhos políticos de Duarte e o seu principal apoiador nas eleições de 2020.

Inegavelmente, Duarte, que já saiu fortalecido do pleito eleitoral, fica ainda mais robusto para o seu objetivo de chegar a Câmara Federal em 2022.

É aguardar e conferir, até para sabermos se o retorno de Karen gerará um novo descontentamento na base política do comunista, mas até o momento apenas o deputado Yglesio Moyses (Pros) demonstrou seu incômodo com o retorno da gestora para o comando do Procon via Duarte Júnior (reveja).