O deputado federal maranhense e presidente da Comissão de Ética da Câmara Federal, Juscelino Filho (DEM), promete ser célere para uma decisão no episódio envolvendo o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que segue preso na Polícia Federal, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Em entrevista ao radialista Geraldo Castro, no programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, Juscelino Filho assegurou que irá designar um relator para o caso na semana que vem e depois disso o deputado Daniel Silveira terá dez dias para apresentar sua defesa.

“Estamos trabalhando à distância com toda a equipe para que a amanhã a pauta seja liberada e que, na próxima terça, a gente consiga retomar os trabalhos no Conselho”, destacou Juscelino.

Vale destacar que a Mesa Diretora da Câmara protocolou representação contra o deputado Daniel Silveira no Conselho de Ética, abrindo caminho para a cassação do parlamentar. O documento foi encaminhado “para fins do art. 240” do regimento interno da Câmara, dispositivo que estabelece as condições para que um deputado perca o mandato.

Daniel Silveira foi preso após publicar um vídeo defendendo o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e fazendo apologia ao AI-5, principal instrumento de repressão da ditadura militar.

O STF  manteve, por unanimidade, a prisão do deputado Daniel Silveira, e nesta quinta-feira na audiência de custódia a prisão foi mantida, até um posicionamento da Câmara Federal ou do próprio ministro Alexandre de Moraes. Sendo assim, Daniel Silveira segue preso e corre o sério risco de ter o seu mandato cassado.

É aguardar e conferir.