É equivocada a leitura que a Oposição ao Governo Flávio Dino diminuiu na Assembleia Legislativa, pelo fato do Bloco de Oposição deixar de existir nesse ano de 2021.

Desde o início do mandato dos atuais deputados estaduais, apenas três parlamentares se posicionaram na Oposição – Wellington do Curso (PSDB) e Adriano Sarney e César Sarney (ambos do PV).

O Bloco de Oposição existia pelo fato de que além dos deputados do PV e PSDB, integravam o bloco dois deputados do PMDB – Arnaldo Melo e Roberto Costa, mas ambos nunca estiveram efetivamente na Oposição ao Governo Flávio Dino.

Como são necessários quatro deputados para se formar um bloco, os deputados de Oposição não conseguiram formar esse bloco, uma vez que o MDB, que ganhou o reforço da deputada Socorro Waquim, decidiu criar o Bloco Independente.

Os oposicionistas ainda chegaram a dialogar com os deputados Yglesio Moyes (PROS) e Betel Gomes (PRTB), mas as conversas não evoluíram e o Bloco de Oposição não existirá em 2021.

Apesar disso, é totalmente equivocada a leitura de que a Oposição diminuiu, pois os três deputados que sempre estiveram no campo oposicionista, seguirão na mesma trincheira.

É aguardar e conferir.