O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Policia Militar Rodoviária (BPRV), realizou no mês de janeiro de 2021, 18 ações da “Operação Lei Seca” em São Luís. O objetivo é evitar acidentes, retirando das ruas, condutores que consomem bebida alcoólica antes de dirigir.

De acordo com a Divisão de Estatística do Detran-MA, em janeiro, foram realizadas 1.815 abordagens a veículos e 1.626 testes com o etilômetro. Houve 189 infrações por recusa ao teste, e 47 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool.

Em todas as ações da “Operação Lei Seca”, o Detran-MA, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realiza um trabalho de conscientização distribuindo material educativo e conversando com condutores e passageiros sobre os perigos da mistura de álcool e direção. Em Janeiro, durante as blitzen da “Lei Seca”, foram distribuídos 14.702 materiais, atingindo um público de 4.900 pessoas.

A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e atual Presidente do Fórum Permanente de Operações Lei Seca do Brasil, Rositânia de Farias, ressalta que a “Operação Lei Seca” tem boa receptividade por parte da sociedade. “Esse trabalho tem retirado vários condutores alcoolizados das ruas, e evitado muitos acidentes. Por isso as pessoas reconhecem que o objetivo dessa ação é trazer mais segurança para o trânsito”, observou.

Já o Chefe do Setor de Estatística do Detran-MA, Pabyo Mendes, afirma que a “Operação Lei Seca” é uma ferramenta importante para promover mais segurança no trânsito.  “As fiscalizações têm sido fundamentais para evitar acidentes na malha viária e, por esse motivo, é importante manter a regularidade dessas ações”, destacou.

Fevereiro – Na primeira semana do mês de fevereiro o Detran-MA, em parceria com BPRV realizou duas ações da “Operação Lei Seca”: Uma na quinta-feira (04), e outra no sábado (06), que se estendeu até a madrugada de domingo (07). No total foram realizadas 192 abordagens a veículos e 172 testes com o etilômetro. As ações registraram 20 infrações por recusa ao teste, e 05 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito do álcool.

As ações da Operação Lei Seca, realizadas pelo Detran-MA e BPRV, neste período de pandemia, seguem todos os protocolos de segurança sanitária. Os servidores do Detran-MA e os policiais que participam das blitzen usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e respeitam o distanciamento social.