Na manhã desta sexta-feira (05), a coordenadora do Pacto Pela Educação da Secretaria de Educação do Maranhão, Fernanda Ferraz, em entrevista a Jorge Aragão, no programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, falou da iniciativa Busca Ativa Escolar (BAE) promovida pela SEDUC.

Fernanda explica que “o Busca Ativa Escolar é uma estratégia do Unicef junto com a Undime-MA, União dos Dirigentes Municipais de Educação e a CONGEMAS, Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social Ela é uma estratégia que vinculada a gente abraçou dentro do Governo do Estado do Maranhão, através do Pacto Pelo Fortalecimento da Aprendizagem, em parceria com a Unicef”, disse.

Fernanda Ferraz acrescenta que o objetivo é monitorar a situação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, situação que foi agravada pela pandemia do novo coronavírus.

“A Unicef tem essa estratégia que busca acompanhar crianças e adolescentes que estão em risco de evasão ou mesmo que abandonaram a escola, por meio da identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. E por meio dessa estratégia a Unicef implementou formação para toda rede municipal através do pacto. Hoje a gente tem um número muito alto. O Maranhão se destacou dentro a Amazônia Legal. Foi o estado que mais rematriculou crianças e adolescentes. Nós tivemos mais de 8.500 e crianças e adolescentes rematriculados desde o ano de 2019. E hoje a gente busca dar continuidade a essa ação, visto que a gente está em um contexto de pandemia e o risco de evasão se torna maior”, acrescentou.

A SEDUC, desde 2019, desenvolve as ações de Busca Ativa Escolar, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, por meio do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e da Política Educacional Escola Digna, promovendo formação e orientação das equipes municipais responsáveis pela execução da estratégia. Clique aqui e ouça a entrevista completa.