Este Blog, por diversas vezes, cobrou uma ação mais enérgica da Prefeitura de São Luís sobre o disciplinamento do trânsito na Avenida Litorânea, assunto que foi alvo de matérias até na TV Mirante.

No entanto, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, na época comandada por Canindé Barros, afirmava que a responsabilidade seria do Governo do Maranhão, através da BPRV, pois seria uma rodovia estadual. Só que a BPRV parecia não enxergar os absurdos que prejudicam a fluidez no trânsito na Avenida Litorânea.

Com menos de 15 dias, a gestão Eduardo Braide decidiu agir e agiu corretamente. Nesta semana, a SMTT intensificou as ações de fiscalização de trânsito na Avenida Litorânea, para proporcionar maior fluidez e ordenamento ao tráfego da via, bem como garantir a segurança dos frequentadores de um dos principais logradouros públicos da capital.

A ação consiste fundamentalmente na proibição de estacionamento do lado direito da via, sentido Centro-Bairro, Círculo Militar, das 16h às 20h, nos dias úteis. Nos fins de semana e feriados, o estacionamento é liberado com as devidas placas indicativas e acompanhamento dos agentes.

A iniciativa decorre de um convênio realizado entre a Prefeitura de São Luís e o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran), visto que a avenida é uma rodovia estadual. A operação é realizada pelos agentes de trânsito da SMTT com apoio de viaturas em toda a extensão da avenida.

 “A questão principal não é só fiscalizar, mas despertar a consciência de respeito mútuo em todos que utilizam o espaço para o lazer e ressaltar que ali existem vários perfis de frequentadores, muitos deles vulneráveis como idosos, crianças, gestantes, pessoas com deficiência e que precisam de segurança para realizar suas atividades durante esse período que compreende entre às 16h e 20h”, explicou o atual secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

A ação de fiscalização e ordenamento, que vem sendo realizada de forma pontual na Avenida Litorânea, integra uma das atividades do cronograma de ações de disciplinamento e de educação para o trânsito que será executado pela SMTT.

Inegavelmente é um ponto para gestão Eduardo Braide.