A coordenadora da Frente Ambientalista no Senado Federal, senadora Eliziane Gama se reuniu na noite desta segunda-feira, dia 04 de janeiro, com moradores do Bairro Gapara, localizado na Área Itaqui-Bacanga em São Luís-MA, para tratar de denúncia encaminhada por eles referente à contaminação do lençol freático com minério de ferro.

Foi encaminhado vídeo para a parlamentar mostrando a retirada de grande quantidade de minério de ferro no momento de limpeza do poço que atende a comunidade, que fica nas proximidades da Vale. Segundo os moradores, eles estão inviabilizados do consumo de água potável no local.

Eliziane Gama conversou com os moradores e se comprometeu a encaminhar representação junto ao Ministério Público Federal, Agência Nacional de Água e Agência Nacional de Mineração.

“Os moradores estão inviabilizados do consumo de água potável e relatam contaminação do lençol freático por minério de ferro. Participei de reunião e me comprometi a fazer representação junto ao Ministério Público Federal, Agência Nacional de Água e Agência Nacional de Mineração para que as providências sejam tomadas. A população precisa de uma resposta urgente!”, destacou senadora Eliziane Gama.

Nota de esclarecimento da Vale – A Vale afirma que não há relação entre a qualidade da água do poço utilizado pela comunidade de Argola e Tambor, na região Itaqui-bacanga e as operações da empresa. O aquífero que abastece o poço está em um nível superior ao ponto em que se encontra as instalações da empresa na região, não havendo, portanto, possibilidade de impacto das operações na qualidade da água do poço citado.

A Vale reitera ainda que busca cumprir rigorosamente as normas ambientais e que mantém controles e monitoramentos em todas as suas operações. Por fim, reforça que mantem diálogo permanente com a comunidade por meio de suas equipes de relacionamento e se coloca à disposição para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários