A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania), através das redes sociais, cobrou celeridade do Brasil, em especial do presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre as vacinas que podem evitar novos casos de Covid-19.

Eliziane destacou que além de países de outros continentes já terem iniciado a vacinação, outros países da própria América do Sul, como Argentina e Venezuela, já estariam na frente do Brasil no combate a Covid-19 através da vacinação.

No início desta última semana de 2020, Bolsonaro, também nas redes sociais, se posicionou sobre a situação.

Bolsonaro afirmou que existem laboratórios desenvolvendo estudos clínicos sobre a vacina, mas que, até o momento, nenhum deles apresentou pedido de uso emergencial ou registro junto a ANVISA.

“Existem quatro laboratórios que desenvolvem estudos clínicos de vacinas no Brasil. Contudo, nenhum deles até agora,  apresentou junto à ANVISA, pedido de uso emergencial ou de registro. Temos pressa em obter uma vacina, segura, eficaz e com qualidade, fabricada por Laboratórios devidamente certificados”, afirmou.

Bolsonaro também deixou claro que a vacina será gratuita e não obrigatória, mas está aguardando os laboratórios e posteriormente a decisão da ANVISA.

“Tão logo um Laboratório apresente seu pedido de uso emergencial, ou registro junto à ANVISA, e esta proceda a sua análise completa e o acolha, a vacina será ofertada a todos e de forma GRATUITA e NÃO OBRIGATÓRIA”, finalizou.

O certo é que diante desse cenário, resta a população brasileira fazer a sua parte e aguardar a chegada de uma vacina segura e eficaz, para que possamos ter um 2021 sem tantas perdas, como, infelizmente, aconteceu em 2020.