O deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) fez uma observação, e ao mesmo tempo uma brincadeira, diante da foto onde o atual prefeito, Edivaldo Júnior (PDT), e o prefeito eleito, Eduardo Braide (Podemos), na reunião de transição, apareceram com camisas azuis.

Rubens brincou perguntando se era obrigado usar azul para ser prefeito de São Luís afinal teria sido assim também com João Castelo e Jackson Lago.

Apesar de nitidamente ter sido uma brincadeira de Rubens Júnior, a observação pertinente pode nos levar a uma outra reflexão, o vermelho, cor predominante para os partidos de esquerda, é que está em baixa.

Basta lembrar que quem foi para o 2º Turno contra Eduardo Braide, o deputado estadual Duarte Júnior, que trocou o PCdoB pelo Republicanos para conseguir disputar a eleição, também abusou da cor azul nas suas camisas.

O Blog mesmo trouxe de Barra do Corda um exemplo onde o candidato do PCdoB a Prefeitura de Barra do Corda, Gil Lopes, simplesmente parece ter abandonado o vermelho, para usar e abusar do verde e amarelo. Até a propaganda utilizada pelo candidato comunista Gil Lopes, apela ao patriotismo, sentimento bastante utilizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nas eleições de 2018 e dos políticos da direita (reveja).

Em Barra do Corda, a estratégia não foi o suficiente para o comunista se eleger e o deputado estadual Rigo Teles (PL), venceu o pleito.

Pelo visto, meu caro Rubens Júnior, além do azul está em alta em São Luís, o vermelho segue em baixa, talvez na mesma proporção.