Toda vez que se fala na disputa eleitoral para o Governo do Maranhão, em 2022, os dois primeiros nomes do grupo político do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) que sempre surgem são do vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e do senador Weverton Rocha (PDT).

Brandão assumirá o Governo do Maranhão após a saída de Dino para disputar as eleições 2022, quando disputará o Senado ou a Presidência da República, e o vice-governador já deixou claro que não abrirá mão de tentar se reeleger. Aliados de Brandão defendem que Weverton, por ser bem mais novo, pode esperar uma nova oportunidade.

Já Weverton, que teve mais votos que o próprio Dino em 2018, tem demonstrado com seus movimentos que também não deixará passar a oportunidade de disputar o Palácio dos Leões. Aliados do senador defendem a indicação de Brandão para o TCE, mas o vice-governador tem descartado tal possibilidade.

Só que além de Brandão e Weverton, pelo menos outros três nomes estariam correndo por fora a disputa.

 

O primeiro deles é o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). O parlamentar já concedeu entrevista afirmando que deseja sim disputar o Governo do Maranhão, mas muitos não tem levado a sério a sinalização, achando que é mais uma espécie de barganha, só que Josimar conseguiu ampliar seu leque de prefeitos aliados para os próximos anos.

Outros dois nomes, menos comentado, mas que podem ser decisivos, são os da senadora Eliziane Gama (Cidadania) e o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT).

Eliziane cresceu seu tamanho eleitoral após a sua eleição para o Senado e o seu desempenho no cargo. Além disso, Eliziane é vista pelo núcleo forte do Palácio dos Leões como alguém fiel a Dino e apontam a postura no Senado Federal e a recente eleição para a Prefeitura de São Luís, quando apoiou Rubens Júnior (PCdoB) no 1º Turno e Duarte Júnior (Republicanos) no 2º Turno.

Já Edivaldo, um dos poucos políticos do Maranhão que jamais foi derrotado nas urnas, surge como um nome leve e forte para 2022. Edivaldo termina o mandato em alta junto com a população, entregando muitas obras e bem avaliado. Apesar de pertencer ao mesmo partido de Weverton, Edivaldo passou a ter seu nome cotado para 2022 com mais frequência e apesar de jamais ter declarado nada nesse sentido, o atual prefeito está sim no jogo para 2022.

E esses nomes apenas no grupo político de Flávio Dino. É claro que se pode efetivar o racha revelado pelo próprio Dino e alguns seguirem para a Oposição, mas além disso ainda poderemos e teremos outros nomes para 2022, nomes que já estão no campo político contrário do comunista.

É aguardar e conferir.