A eleição do 2º Turno na capital maranhense, entre os candidatos Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos) está realmente ganhando repercussão nacional.

Talvez nem tanto pelos dois candidatos, mas pela postura equivocada tomada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que ocasionou um estremecimento na sua base, conforme o Blog já destacou (reveja).

Nesta quinta-feira (19), até o PDT Nacional, nas redes sociais, se posicionou sobre o pleito na capital maranhense. O partido, que é comandado no Maranhão pelo senador Weverton Rocha, afirmou que estará neutro no 2º Turno, mas liberou as suas bases.

O PDT Nacional também fez questão de deixar claro que segue aliado do governador Flávio Dino tanto estadualmente quanto nacionalmente, mas fez a observação que o projeto nacional de centro-esquerda é comandado por Ciro Gomes.

Sobre a polêmica envolvendo os candidatos e um eventual apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, o PDT Nacional disse que cabe a Braide se posicionar, mas fez questão de lembrar que Duarte está no partido dos filhos de Bolsonaro. Veja abaixo.

Apoios – Os apoios mais importantes e emblemáticos do PDT de São Luís, como dos vereadores reeleitos Osmar Filho, o mais votado pela segunda eleição consecutiva, e Raimundo Penha, declararam apoio a Eduardo Braide.

Já Duarte teve apoio do vereador Ivaldo Rodrigues, que não se reelegeu e anunciou, na noite desta quinta-feira, o apoio de dois deputados do PDT, mas ambos com atuação apenas no interior do Maranhão, Ricardo Ricos (Vitória do Mearim) e Rafael Leitoa (Timon).

Vale lembrar que o próprio Weverton Rocha, pelo menos até agora, ainda não se posicionou oficialmente, mas está claro, e nem poderia ser diferente, para quem é a sua torcida pela vitória nas urnas.