É bem verdade que o candidato do Republicanos no 2º Turno das eleições de São Luís é Duarte Júnior, mas quem tem registrado gestos e atitudes republicanas é o candidato do Podemos, Eduardo Braide.

Com as importantes adesões da última quarta-feira (18), muitos analistas políticos compreendem que a eleição já foi decidia em prol de Eduardo Braide, que deve ter aumentado a vantagem que já existia quando do término do 1º Turno.

Só que mesmo com esse cenário amplamente favorável, Braide não permitiu que isso lhe tirasse o espírito democrático e republicano. Durante o discurso de agradecimento aos novos apoios, Braide deixou bem claro seu posicionamento diante do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que tem movido “céus e terras” para ajudar a candidatura de Duarte Júnior.

Ao se referir ao governador Flávio Dino, Eduardo Braide deixou claro que sempre ajudou a gestão do comunista com emendas para o Governo do Maranhão e citou algo em torno de R$ 3 milhões, para combate a Covid-19, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Defensoria Pública.

Braide deixou claro que não irá responder aos ataques que tem sofrido do comunista, por conta do processo eleitoral.

“Já destinei recursos importantes para o Maranhão e São Luís, inclusive agora na pandemia, quando foram 2 milhões para ajudar o governador a combater a pandemia e 1 milhão para ajudar o prefeito a combater a pandemia. Com isso, de forma muito clara, fica evidenciado que não tenho problema em trabalhar com ninguém pelo meu estado e pela minha cidade. O bem estar da população está acima de qualquer diferença política. Durante o 1º Turno inteiro, eu jamais respondi a nenhuma colocação do governador e assim será no 2º Turno”, afirmou.

Eduardo Braide também fez questão de deixar claro que buscará apoio para uma eventual administração junto ao Governo Federal e Estadual, já que a cidade de São Luís é a prioridade.

“Como prefeito de São Luís eu terei de ter a responsabilidade e grandeza de buscar as parcerias com quem tiver o interesse de ajudar nossa cidade e aqui eu reafirmo esse compromisso. Tenho tranquilidade de reafirmar ao lado do Neto, que é da base do governador, eu como prefeito de São Luís buscarei a todos que querem ajudar. Jamais vou brigar politicamente com alguém para prejudicar minha população”, finalizou.

É exatamente isso que a população espera dos políticos, gestos e atitudes republicanas e democráticas, como Eduardo Braide tem feito.

O recado para Flávio Dino foi dado, resta saber se quer compreender.

É aguardar e conferir.