A democracia e a força de vontade possibilitam voos altos aqueles dispostos a fazer do suor do trabalho e da perseverança as asas que precisam seus sonhos. As eleições de 2020 elevaram um jovem do Vale do Pindaré, de apenas 31 anos, ao posto de maior liderança da região e uma das maiores do estado.

Por sua importância política estratégica, o Vale do Pindaré era alvo da cobiça de grandes partidos e poderosos que tentaram, a todo custo, submeter a população às ordens de forças políticas de forasteiros.

Sem grandes padrinhos, sem nenhum tipo de alarde ou chamamento de atenção, um jovem morador da região conseguiu pavimentar uma história política que catalisou diretamente na eleição dos prefeitos das  4 maiores cidades da região e em outras 21 por todo o estado.

Condutor do movimento político que elegeu os prefeitos de Santa Inês, Alto Alegre do Pindaré, Santa Luzia e Pindaré, o deputado federal André Fufuca, hoje presidente do Progressistas no Maranhão, saiu da menor cidade, para o posto de maior liderança política da região.

Uma batalha árdua que precisou de muito esforço e dedicação. Contudo, coube a André Fufuca, o jovem menino do Vale do Pindaré, unificar as forças e arquitetar a vitória. Durante todo o período das eleições, Fufuca manteve-se prontamente à serviço dos aliados na região e em todo o estado. Comícios, reuniões, caminhadas e planejamento de ações que exigiam atenção contínua do jovem deputado.

Ao fim da eleição o resultado do trabalho e da humildade veio com o reconhecimento do povo e a eleição esmagadora de membros do grupo por todo o estado. Pelos próximos quatro anos o Vale do Pindaré seguirá independente, governado por filhos e filhas da terra. A vitoria de seus aliados em outras cidades, como: Balsas, Penalva, Peritoró, Coelho Neto, São Domingos, Pinheiro; irá ecoar por muito tempo como o maior feito político de um filho da terra.