Tivemos mais um capítulo da polêmica envolvendo um exame do candidato do Republicanos a Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Glalbert Cutrim, que havia solicitado esclarecimentos a Secretariaria de Saúde sobre a situação, publicou uma certidão do LACEN que desmente a informação de Duarte, que assegurou não ter realizado nenhum exame no referido laboratório.

Na certidão, assinada pelo diretor-geral do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão, Luiz Fernando Ramos Ferreira, afirma que “consta exame para detecção da Covid-19 realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão – LACEN/MA em nome do senho Hildélis Silva Duarte Júnior”.

Glalbert Cutrim afirma que Duarte Júnior mentiu e que o candidato já sabia que estava infectado desde o dia 06 de novembro, mas seguiu com a campanha eleitoral, colocando em risco eleitores e cometendo um crime de saúde pública.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão assegurou ainda que vai representar Duarte Júnior na Comissão de Ética do parlamento maranhense.

“Com base na Lei de Acesso à Informação, obtive da Secretaria de Saúde do Estado a confirmação da autenticidade do documento divulgado pela imprensa como laudo do exame para COVID-19 do candidato Duarte Jr. do dia 06 de novembro de 2020. Lamentavelmente, Duarte Junior mentiu ao negar a veracidade do documento, atitude incompatível com a ética de um homem público e indecorosa para um deputado estadual. Como parlamentar, sinto-me compelido a tomar as medidas necessárias e irei representar Duarte Junior junto ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa por quebra de decoro parlamentar”, afirmou Glalbert, que é um dos principais apoiadores da candidatura de Neto Evangelista (DEM).

Com a palavra o candidato Duarte Júnior, que, depois dessa nova informação, ainda não se posicionou oficialmente.

É aguardar e conferir.