Diante da polêmica criada sobre a contaminação do candidato do Republicanos a Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior, pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Maranhão tem a obrigação de se manifestar publicamente.

Adversários de Duarte, dentro do consórcio de candidatos do grupo político de Flávio Dino, o acusam de ter feito um exame no LACEN, no dia 05 de novembro, e ter recebido o resultado no dia 06, tendo feito campanha contaminado, expondo pessoas a doença e comentando um crime de saúde pública. A tal afirmação é baseada num exame que veio a público no início da noite de quarta-feira (11).

Duarte tem sistematicamente negado a informação. O candidato afirma que tem sido alvo de uma Fake News e que o exame do LACEN divulgado é falso.

“Não fiz exame no LACEN, não recolhi material genético no LACEN, isso é mais uma mentira. Vou acionar judicialmente os responsáveis por essa mentira, para que comprove e sejam punidos”, reafirmou Duarte em vídeo, na manhã desta quinta-feira (12).

 

Como a questão vai além da disputa eleitoral, a Secretaria de Saúde do Maranhão tem por obrigação se posicionar, afinal existe um exame que afirma que um candidato fazia campanha infectando eleitores e existe a versão do candidato que nega o exame, ou seja, pode existir um exame falso denegrindo a imagem de um candidato.

Nunca é demais lembrar que o secretário Carlos Lula, publicamente, já declarou apoio a candidatura de Rubens Júnior (PCdoB).

Desta forma, pela lisura do processo eleitoral e pela saúde pública é mais do que urgente um posicionamento oficial da Secretaria de Saúde do Maranhão.

É aguardar e conferir.