Durante a manhã desta sexta-feira (06), foi realizado um debate entre os candidatos a prefeito de São José de Ribamar sobre Educação na Câmara Municipal do município. A discussão foi promovida pelo Fórum estadual da Educação e o SINPROESEMMA.

O que chamou a atenção de quem participou do debate foram as posturas antagônicas de dois dos principais postulantes ao cargo de prefeito de São José de Ribamar, o atual prefeito Eudes Sampaio (PTB) e Dr. Julinho (PDT).

Enquanto que Eudes mostrou que no seu plano de governo a Educação será uma prioridade, apresentou ações que pretende fazer nos próximos mandatos e comprovou o sucesso que a gestão do seu grupo político teve nessa área.

Queremos continuar trabalhando muito pela educação para trazer todos os benefícios para a população ribamarense. Vamos criar o Liceu Ribamarense IV e o Liceu Ribamarense V e ampliar a rede de ensino com com novas escolas da região limítrofe e nas áreas de maior densidade demográfica, além de fazer a ampliação de creches”, pontuou o prefeito.

Eudes lembrou que quando o ex-prefeito Luís Fernando recebeu a prefeitura do hoje candidato Julinho, as escolas estavam sucateadas e os professores tinham salários atrasados. “Vamos melhorar ainda mais a estrutura física das escolas. Uma rede tão grande como a nossa é complexa. Recebemos escolas até de taipa e precisamos fazer muito investimento. Já na nossa gestão, quando eu assumi a prefeitura, substituímos todo o mobiliário das escolas de Ribamar dando mais comodidade para os alunos. E vamos continuar”.

Na contramão, o ex-prefeito Julinho foi uma decepção, afinal foi justamente nesse segmento um dos seus principais fracassos na administração em São José de Ribamar.

Além disso, Julinho foi acusado de ter desrespeitado os professores, afirmando ter um número pequeno de representantes na reunião, dando a entender que a atual gestão teria coagido os professores a não participar. “Cinco peladinhos”, afirmou. Só que os professores de São José de Ribamar são concursados e politicamente independentes.

Julinho saiu do debate resmungando e sob protestos. Ele assinou o termo de compromisso dizendo: “isso não tem valor jurídico nenhum”. E foi vaiado.

Ou seja, o debate serviu para demonstrar a enorme diferença entre os dois candidatos.