A apenas 11 dias das eleições que vão definir o próximo gestor a ocupar a prefeitura de Timon pelos próximos quatro anos, o cenário da disputa no município é tomado por pesquisas eleitorais que apontam caminhos completamente opostos.

Em quatro dias duas pesquisas de institutos diferentes registraram resultados completamente distintos e com surpreendente diferença de até 13 pontos percentuais na preferência de um dos candidatos, de uma pesquisa para a outra.

A divulgação dessas últimas pesquisas é cercada de descrédito, até mesmo pelos apoiadores dos candidatos apontados como líderes. Não se viu, na ocasião da divulgação das mesmas, o entusiasmo dos correligionários dos apontados como líderes em comemorar a pretensa intenção de votos registrada nas pesquisas, tamanho o descrédito com as mesmas.

E a desconfiança começa pelos próprios institutos. Um deles, além de realizar pesquisas de mercado e opinião pública, tem como atividades secundárias a coleta de resíduos não perigosos; construção de edifícios; representantes comerciais e agentes do comércio de jornais, revistas e outras publicações; locação de automóveis sem condutor, entre outras atividades distintas.

Quando as urnas se abrirem no domingo, dia 15, e o resultado for conhecido por todos, os timonenses vão lembrar daqueles que tentaram lhe enganar com a divulgação de pesquisas tendenciosas e que apontavam números absurdos.

É aguardar e conferir.