Desde o término das eleições de 2016, quando o atual candidato do Podemos a Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide, perdeu a disputa no segundo turno para Edivaldo, que Braide é apontado como favorito nas eleições de 2020.

De lá para cá, Eduardo Braide construiu seu caminho e consolidou seu posicionamento, sem precisar atacar ninguém e fazendo uma oposição responsável, mas sem jamais torcer pelo “quanto pior, melhor”, tanto que destinou recursos de suas emendas para a capital maranhense.

A postura de Braide apenas lhe elevou ainda mais a condição de favorito, tanto que faltando 18 dias para as eleições de 15 de novembro, ele tem possibilidade de vencer uma eleição com dez candidatos, logo no 1º Turno.

No entanto, mesmo diante desse cenário amplamente favorável, Braide teve  a coragem de poucos.

Mesmo tendo consciência da criação de um consórcio de candidatos no grupo político do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para evitar uma vitória no 1º Turno, Braide jamais se acovardou e tem enfrentado todos juntos nos debates.

Braide tem comparecido a todos os debates e a todas as entrevistas, inclusive em setores da imprensa ligados ao grupo do comunista. Mesmo sabendo que é o principal alvo da maioria dos adversários, Braide tem enfrentado com coragem os compromissos de campanha.

O candidato do Podemos chegou a ser aconselhado por alguns assessores a diminuir a participação em debates e entrevistas, mas Braide preferiu seguir o caminho da transparência e da verdade.

A postura de Braide é diferente das adotadas por outros candidatos que lideravam outras disputas majoritárias em São Luís e no Maranhão. A maioria sempre evitava entrevistas e principalmente os debates.

Braide vai na contramão dessa tese, mostra uma coragem que poucos teriam e que precisava ser destacada, como este Blog acaba de fazer.