Nesta sexta-feira (23), na TV Mirante, foi divulgada a segunda pesquisa IBOPE após o início da campanha eleitoral em São Luís. Eduardo Braide (Podemos) segue liderando a disputa eleitoral na capital maranhense e com ampla vantagem.

De acordo com a pesquisa, na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos, o cenário seguiu semelhante a outros levantamentos. O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) é o líder disparado com 44% das intenções de voto. Na sequencia, apenas outros dois candidatos aparecem na casa dos dois dígitos. O segundo colocado, que segue sendo o melhor nome do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB), é o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) com 19%, depois surge o também deputado estadual Neto Evangelista (DEM) com 15% das intenções de voto.

Os demais não atingiram dois dígitos, na sequencia aparecem: Rubens Júnior (PCdoB) 6%; Bira do Pindaré (PSB) – 3%; Jeisael Marx (REDE) – 2%; Yglésio Moises (PROS) – 1%; Franklin Douglas (PSOL) – 1%;Hertz Dias (PSTU) – 1%; Silvio Antonio (PRTB) – 0%; Brancos/Nulos – 5%; Não sabem/Não responderam – 4%.

1º Turno – O candidato Braide está no limite para vencer a eleição no 1º Turno, ou seja, no dia 15 de novembro. Se formos contabilizar apenas os votos válidos, Braide teria 49% das intenções de voto. Se levarmos em conta a margem de erro, o candidato do Podemos tem chances reias de vencer a eleição no 1º Turno.

Além dos 49% de Braide, aparecem Duarte Júnior (Republicanos) – 21% Neto Evangelista (Democratas) – 15%, são os dois melhores colocados, considerando apenas os votos válidos.

2º Turno – O IBOPE fez a simulação de três cenários para 2º Turno. Eduardo Braide leva a vantagem nas duas disputas em que seu nome foi incluído. Já no embate Duarte contra Neto Evangelista, a vantagem é do candidato do Republicanos. Vejam abaixo os números.

No primeiro cenário: Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos) – 54% a 31%; .Brancos/Nulos 9% e Não sabem/Não responderam 6%.

No segundo cenário: Eduardo Braide (Podemos) e Neto Evangelista (Democratas) – 55% a 38%; Brancos/Nulos 13% e Não sabem/Não responderam 4%.

No terceiro cenário: Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (Democratas) – 43% a 32%; Brancos/Nulos 18% e Não sabem/Não responderam 7%.

A pesquisa MA 5018/2020, ouviu 805 eleitores, entre os dias  21 a 23 de outubro. O levantamento tem margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual.