Nesta quinta-feira (22), dando sequencia a série de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito de São Luís, no programa Ponto Final da Mirante AM, foram ouvidos o portuário Jairo César (PSTU) e a policial militar e professora Esmênia Miranda (PSD).

Jairo Mesquita, que pela primeira vez disputa uma eleição, lamentou a forma antidemocrática como as eleições estão sendo disputadas, sem que o eleitor tenha a possibilidade de pelo menos conhecer as propostas dos candidatos do PSTU.

“É descobrir e ficar envergonhado por um país que se taxa democrático e deixar de fora pessoas que podem expressar realmente as nossas propostas. Nós hoje estamos aqui diante de um processo democrático participando desta entrevista contigo. A partir do momento que nós somos retirados de debates, muitas pessoas estão deixando de conhecer as nossas propostas. No primeiro debate que o Hertz participou, ele foi muito bem. Ele foi o mais “tuítado”. E ai a gente fica naquela. Por que não participar do segundo debate? Estranho ele não participar. Mas vou deixar bem claro que isso não nos abate, pelo contrário. A gente está em um trabalho corpo a corpo e tem sido maravilhoso”, explicou.

O candidato a vice-prefeito pelo PSTU fez questão de destacar a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento da capital maranhense.

“Nós precisamos fortalecer a agricultura familiar para garantir a alimentação de qualidade aos mais carentes. Precisamos também, que isso faz parte do projeto do PSTU, de construção de restaurantes populares para garantir alimento aos mais pobres. E isso vai favorecer até as mulheres que não saem de cara para procurar emprego porque elas tem que ficar em casa no serviço doméstico”, disse. Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra.

Já a candidata a vice-prefeita da chapa encabeçada pelo candidato Eduardo Braide (Podemos), Esmênia Miranda, destacou que saúde e educação serão as prioridades do governo municipal.

“Primeira coisa. Nosso projeto. Educação tá no nosso plano de governo como segundo item. O nosso plano de governo foi desenvolvido a partir de ouvir as pessoas. Nós tivemos o projeto Braide em todo canto. Estivemos vários bairros cidade ouvindo as demandas, os anseios da população e nós percebemos que de bairro para bairro alguns mudam, mas nós temos como prioridade saúde e educação que são os primeiros temas do nosso plano. As propostas são desenvolvidas entre dezenove temas e a primeira é a saúde, porque eu sempre digo que sem saúde não se consegue nada e a educação vem em segundo lugar porque acreditamos sim que a educação precisa ser melhorada”, destacou.

Por ser professora, além de policial militar, Esmênia deixou claro que a educação terá um olhar muito especial na próxima gestão, caso sejam eleitos. A candidata a vice-prefeita explicou que dentro do plano de governo há a programa Escola Nova que tem o objetivo de reestruturar a rede de ensino de São Luís.

“No caso da educação municipal, é bom que se lembre o município ficou responsável praticamente por toda aquela primeira fase da educação básica. Então pega as creches, educação infantil e também o fundamental que a gente chama fundamental menor e maior até o nono ano. Então assim, é a base primordial. Pensar nessas propostas é pensar em um novo modelo de escola. O programa Escola Nova que está no nosso plano de governo é um compromisso em reformar, reestruturar a rede municipal de ensino”, disse. Clique aqui para ouvir na íntegra a entrevista.

Nesta sexta-feira (23), encerrando a série, os entrevistados serão Honorato Fernandes (PT) e Ribamar Arouche (PSOL). As entrevistas, com duração de 30 minutos cada, acontecem as 8h e 10h, respectivamente.