A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoverá neste sábado (17) – obedecendo à orientação do Ministério da Saúde (MS) – o Dia D alusivo à campanha de vacinação contra a poliomielite e para atualização da carteira em relação a outras doses. Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, além de 54 unidades de saúde que estarão abertas das 8h ao meio-dia, duas escolas municipais da capital cederão seus espaços para a atividade.

A ação faz parte da mobilização contra a doença, que começou no dia 5 deste mês. De acordo com o cronograma oficial de atividades, a vacinação nas unidades acontecerá até o próximo dia 30. Além da pólio, outras doses, como BCG (que previne contra a tuberculose) e pentavalente (contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza) estarão disponíveis. Todas as vacinas do calendário dos jovens poderão ser acessadas, dependendo da necessidade, incluindo HPV (papiloma vírus) e Meningo ACWY.

No caso da poliomielite, o público-alvo é formado por crianças de um a quatro anos de idade. Para as outras vacinas, a Semus reitera que o foco são crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade.

A secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino, ressalta a necessidade de mobilização dos cidadãos. “É necessário que a população entenda a importância deste ato realizado pela gestão do prefeito Edivaldo. A criança que já tomou a dose pode ir com seus pais ou responsáveis procurar um dos postos para reforço. Quem nunca tomou, deve se prevenir o quanto antes”, disse.

O próprio prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, fez uma convocação para os pais e responsáveis para ajudarem na vacinação.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, nos postos de saúde e nas escolas, o atendimento obedecerá a alguns requisitos, como distanciamento entre os usuários e ingresso na sala de vacinação apenas da criança acompanhada por um adulto. A pasta reforça ainda que, além das ações contra a pólio, também foi realizada vacinação contra a influenza, em 2020. A mobilização contra o sarampo, iniciada em agosto, permanece em andamento com grande cobertura.

PÓLIO – A poliomielite pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores.