O Ministério Público do Maranhão informa que o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas realizou, na manhã desta terça-feira, 15, a Operação Quarto Feliz, em parceria com a Polícia Civil, para cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz Ronaldo Maciel da Vara das Organizações Criminosas a serem cumpridos nos municípios de Governador Nunes Freire, Zé Doca, Turilândia, Santa Helena, Pinheiro e São Luís.

Os alvos da Operação são o prefeito e o ex-prefeito do município de Governador Nunes Freire,  Josimar Alves de Oliveira e Marcel Everton Dantas Silva, Marcel Curió, respectivamente; o candidato a prefeito de Turilândia Paulo Dantas Silva Neto, o Paulo Curió, irmão de Marcel, além de três vereadores, secretários municipais de Governador Nunes Freire dentre outros, perfazendo um total de 29 endereços.

A Operação foi deflagrada para apurar possível prática de crimes de corrupção, desvio e subtração de recursos públicos na Prefeitura de Governador Nunes Freire, envolvendo as empresas R. F. de Abreu Pereira, G.R.B. Nunes e L&F Comércio e Serviços LTDA. Durante as buscas em endereços residenciais dos investigados e em uma das empresas, foram apreendidos documentos, veículos de luxo, 30 mil reais em cheques, computadores, tablets, celulares e notebooks.

Destaca-se, ainda, que foi apreendido 9 mil reais em espécie na casa do ex-secretário de Educação do município Governador Nunes Freire, João Marinho, além de um cheque no valor de 400 mil reais na casa do atual prefeito, nominado ao atual secretário municipal de finanças, Stefano Andrey Brandão Guida, tendo este sido conduzido à delegacia para lavratura de TCO por ter assumido a propriedade de substância entorpecente encontrada na casa do prefeito, local onde estava no momento da busca. Além disso, na Operação duas pessoas foram presas por porte ilegal de arma.

Nota de Esclarecimento

Fui surpreendido na manhã desta terça-feira com notícias veiculadas pela imprensa de que eu teria sido alvo de uma operação policial oriunda da primeira vara criminal da capital por solicitação do Ministério Público e levada a efeito pelo GAECO.

Referida operação seria para apurar possível prática de crimes de corrupção, desvio e subtração de recursos públicos na Prefeitura de Governador Nunes Freire, envolvendo as empresas R. F. de Abreu Pereira, G.R.B. Nunes e L&F Comércio e Serviços LTDA, na legislatura  2012 a 2016 quando o Município de Governador Nunes Freire foi comando pelo Senhor Marcel Curió.

Causou estranheza o teor das notícias conquanto não mantive qualquer relação com referidas enpresas e nem tampouco tive participação no Governo de Marcel Curió.

É de conhecimento público que me afastei da administração desde o início por não concordar com as práticas políticas daquela gestão. Assumi temporariamente a Administração, por decisão judicial que afastou o Prefeito sem, contudo, ter tido tempo para corrigir eventuais irregularidades administrativas porventura ali praticadas, as quais desafiariam indispensável auditoria.

Por outro lado, circulou no município a notícia de que a operação seria relacionada à empréstimos consignados da mesma época, informação esta que ainda não foi confirmada. Ainda estamos tentando obter informações reais sobre a referida operação.

Quanto ao fato do GAECO ter estado em minha residência tive informação de que realmente tal fato ocorreu, sem que, contudo, tivesse sido apresentado qualquer mandado de busca e apreensão dirigido à minha pessoa.

Quanto aos fatos que envolvem o senhor Secretário Stefano Brandão Guia, esclareço que o cheque nominado a ele mencionado nas reportagens não é cheque público e em nada se relaciona ao Município. Stefano é maior de idade e responsável por seus atos. Certamente esclarecerá os fatos a ele inerentes.

Estou à disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento que se fizer necessário sobre o tempo em que estive à frente do Município, ao tempo em que reafirmo meu compromisso de lealdade com o povo de Governador Nunes Freire, bem como com o combate à corrupção e transformação da realidade nunesfreirense com a modernização do nosso município.

JOSIMAR ALVES DE OLIVEIRA, o Josimar da Serraria.