O que mais se viu no último fim de semana, na maioria das convenções partidárias em todo o Maranhão, foi um desrespeito sem precedentes das normas de vigilâncias sanitárias.

Ao que parece as recomendações de “fique em casa”, “use a máscara”, “evite aglomerações”, “respeite o isolamento social”, foram esquecidas, pelo menos temporariamente, por conta da política partidária.

No entanto, o mais absurdo de tudo foi ver o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, participando da convenção do candidato Luís Amovelar Filho em Coroatá.

No vídeo, que o Blog teve acesso, Carlos Lula aparece sem máscara e em cima do palco dançando em frente a uma aglomeração de pessoas impressionante, que acompanhavam a convenção. Veja abaixo.

O próprio prefeito, que é candidato a reeleição, postou o vídeo nas redes sociais e ainda deixou claro que Carlos Lula foi para participar do evento representando o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Nunca é demais lembrar que existe um decreto, do próprio Flávio Dino, que só pode ser realizado eventos com no máximo 100 pessoas.

Além disso, os torcedores seguem proibidos de assistirem jogos nos estádios de futebol, cinemas fechados, bares e restaurantes funcionando com número reduzido de clientes, mas na política tudo foi liberado e, pior, com a presença do próprio secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula.

Curioso é que no dia 12 de setembro, ou seja, no mesmo dia da convenção que Carlos Lula participou, o secretário de Saúde postou nas redes sociais um texto lamentando a quantidade de pessoas ainda sem máscaras.

Se tivéssemos uma gestão séria e comprometida verdadeiramente com a população, Carlos Lula deveria se imediatamente exonerado do cargo. O problema é que foi o próprio Dino quem determinou a ida do seu secretário de Saúde para o evento.

A atitude irresponsável é um desrespeito a mais de 3.500 famílias que já foram vítimas fatais da Covid-19.

Além disso, qual a moral que Flávio Dino e Carlos Lula, depois dessas imagens, terão para fazer alguma recomendação sobre o coronavírus???

E lembrar que ambos viviam criticando o presidente da República, Jair Bolsonaro, por participar de eventos públicos, provocando aglomerações.

Vale lembrar ainda que Carlos Lula é o presidente do CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o que aumenta a gravidade do seu ato.

Hipocrisia pura e pelo visto Flávio Dino, independente de pandemia, segue fazendo política com o fígado. A atitude demonstra que eles serão capazes de tudo para vencer em Coroatá e evitar uma derrota para o ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad.

Talvez Flávio Dino e Carlos Lula já descobriram a vacina para a Covid-19 e o Mundo ainda não sabe, ou, definitivamente, acabou a pandemia.