No início da semana, o pré-candidato do DEM a Prefeitura de São Luís, deputado estadual Neto Evangelista, conseguiu o apoio do MDB, da ex-governadora Roseana Sarney. Foi inclusive a própria Roseana Sarney que anunciou a aliança (reveja).

Já no fim desta semana, com o anúncio de uma eventual mudança de comando do PSL, que deve passar a ser presidido no Maranhão pelo senador Lobão Filho, Neto Evangelista, que tem o apoio da legenda, passa também a contar em seu palanque com Lobão Filho. O próprio futuro presidente do PSL já assegurou que os acordos selados serão cumpridos, ou seja, o partido vai com Neto na capital maranhense.

Coincidentemente, Lobão Filho e Roseana Sarney foram os dois últimos adversários, ambos derrotados, do governador Flávio Dino (PCdoB), nas eleições de 2014 e 2018, respectivamente, na disputa pelo Governo do Maranhão.

Justamente por conta desses embates, a chegada de ambos ao palanque de Neto Evangelista, segundo fontes do Blog, não foram bem vistas pelo governador Flávio Dino. O comunista teria classificado como “desnecessário” os novos aliados.

Como a eleição de 2020 está umbilicalmente ligada a de 2022, quanto mais Flávio Dino se afastar de Neto Evangelista, mais se afasta do senador Weverton Rocha (PDT), que sonha em suceder o comunista no Palácio dos Leões.

E por uma questão lógica, quanto mais Dino se afastar de Neto e Weverton, mais o governador se aproxima do deputado estadual Duarte Júnior (pré-candidato a Prefeitura de São Luís pelo Republicanos) e do vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e que também almeja substituir o comunista.

Pelo visto, o que, num primeiro momento, pareceu uma vitória para Neto Evangelista, devido as boas articulações, pode na realidade ter sido um verdadeiro “tiro no pé”, afinal os novos aliados de Neto Evangelista, parecem ainda estar longe de serem aliados de Flávio Dino.

É aguardar e conferir.