O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com o apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou ações da “Operação Lei Seca”, e nesta semana (2 e 3), nas avenidas Litorânea e dos Holandeses, respectivamente. A iniciativa tem por objetivo a redução do número de acidentes de trânsito que envolve o consumo de bebidas alcoólicas.

De acordo com dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, durante as duas ações realizadas no meio de semana, foram abordados 196 veículos e realizados 182 testes com o etilômetro. Houve 14 casos de recusa ao teste, e lavrados 4 autos de infração a condutores que dirigiam sob o efeito de álcool.

Na operação de terça-feira (1), realizada na Avenida Litorânea, foram abordados 79 veículos e realizados 76 testes com o etilômetro. Houve 03 autuações por recusa ao teste e um condutor foi autuado por dirigir sob efeito de álcool.

Já na ação, realizada na quarta-feira (2), na Avenida dos Holandeses, 117 veículos foram abordados e realizados 106 testes do etilômetro. Foram registradas 11 recusas, e 3 condutores autuados por dirigir após ingestão de bebida alcóolica.

De acordo com o servidor do Detran-MA, Rubens Calmon, que participou da ação na Avenida Litorânea, os testes com etilômetro estão sendo realizados de maneira segura para evitar riscos de contágio do coronavírus. “As piteiras utilizadas para os testes são descartáveis e os policiais e os servidores do Detran-MA têm acesso ao álcool em gel e usam máscara de proteção”, destacou.

Lei Seca – 
A Operação Lei Seca é uma ação fiscalizatória, baseada nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cujo objetivo principal é retirar das ruas, condutores que dirigem sob o efeito de bebidas alcoólicas e substâncias psicotrópicas, com o objetivo de reduzir acidentes no trânsito.

Quem for pego no teste do etilômetro ou apresentar sinais de embriaguez, ainda que se recuse a fazer o teste, comete infração gravíssima e está sujeito à multa de até R$ 2.934,70, e recolhimento da CNH. Em caso de reincidência a multa dobra de valor.