Nesta terça-feira (1º), o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou que vai reabrir o Conselho de Ética para analisar o caso da deputada Flordelis (PSD-RJ).

Além do Conselho de Ética, a Mesa Diretora da Câmara Federal decidiu pela reabertura de outras três comissões: Comissão de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, e Fiscalização e Controle.

A Comissão de Ética é presidida pelo deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) e caberá a ele conduzir o caso envolvendo a parlamentar do Rio de Janeiro. A deputada é ré em um processo que apura o assassinato do seu marido, o pastor Anderson do Carmo. Flordelis é acusada de ser mandante do crime.

Assim que o Conselho de Ética for oficialmente reativado, Juscelino Filho marcará uma reunião para sortear uma lista tríplice e definir o relator (são excluídos do sorteio os deputados do mesmo partido e do mesmo estado do alvo da representação), ou seja, do PSD e do Rio de Janeiro.

Depois disso, caberá a Juscelino Filho, presidente do Conselho de Ética, escolher um dos nomes da lista. O relator tem dez dias para apresentar um parecer no qual deverá recomendar o seguimento ou o arquivamento do processo.

O presidente da Câmara Federal, apesar de garantir que a deputada terá o direito assegurado a ampla defesa, destacou que pela gravidade do caso, o processo terá celeridade.

É aguardar e conferir.