O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou uma blitz da Operação Lei Seca, no domingo (23), na avenida Daniel de La Touche. O objetivo da ação é reduzir o número de acidentes de trânsito, envolvendo ingestão de bebidas alcoólicas e direção veicular.

Segundo dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, durante a fiscalização foram abordados 123 veículos, realizados 114 testes do etilômetro, com 09 recusas e 01 autuação de infração a condutor por dirigir sob o efeito de álcool.

De acordo com o chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, a população tem apoiado a intensificação das blitzen. “Muitos condutores relatam que a realização constante da Operação Lei Seca tem colaborado para manter o trânsito mais seguro. A conscientização é essencial na luta pela diminuição dos acidentes na malha viária”, afirmou.

A Farmacêutica, Débora Luana Ribeiro Pessoa, que foi abordada durante a blitz, ressaltou a importância da operação fiscalizatória. “As pessoas ficam mais receosas em dirigir após ingerir álcool, pois sabem que a fiscalização está sendo feita. Sou a favor que a blitz seja permanente, durante toda a semana, exatamente para evitar que condutores tentem burlar a lei e, consequentemente, cometam acidentes”, disse.

A Psicóloga, Aline Pires Farias Everton, motorista há 10 anos, ressaltou que, quando vai se divertir, faz um rodízio com o marido sobre quem será o ‘anjo’. “Para haver diversão é preciso ter responsabilidade. As pessoas precisam entender que suas atitudes refletem na sua vida e na vida de outros indivíduos. Ingerir álcool e dirigir é uma ação que pode trazer danos irreversíveis”, declarou.

A Tenente do BPRV, Annalya Coimbra, afirmou que a orientação e fiscalização, realizadas durante a Operação Lei Seca, têm evitado muitos acidentes. “Estamos fazendo um trabalho com o objetivo de salvar vidas. É primordial que os cidadãos entendam que sua postura no trânsito pode evitar que números de acidentes cresçam”, ressaltou.

As ações da Operação Lei Seca, realizadas durante o período de pandemia da Covid-19, seguem todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. Os servidores do Detran-MA e os policias que participam das blitzen usam máscara de proteção, têm  acesso a álcool em gel e estão respeitando o distanciamento social.

Agosto – Em agosto foram realizadas, até o momento, 8 blitz da “Operação Lei Seca” onde foram abordados 862 veículos, realizados 870 testes com o etilômetro e registradas 65 autuações por recusa de realizar o teste, 26 por condução de veículo sob o efeito de álcool, e 61 autuações por outras irregularidades.

De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, “O Detran-MA está intensificando a realização das blitz da ‘Operação Lei Seca’ que  continuarão acontecendo, nos dias de semana e também aos finais de semana, para prevenir acidentes de trânsito envolvendo o consumo de  bebida alcoólica”.