Se o pré-candidato do Podemos, o deputado federal Eduardo Braide, segue liderando disparado as eleições municipais em São Luís, inclusive com chances de se transformar no novo prefeito da capital ainda no 1º Turno, o cenário de 2º Turno não é muito diferente.

De acordo com a pesquisa Prever, divulgada nesta semana, que fez levantamentos sobre eventuais disputas de 2º Turno, Braide vence em todos e sempre com uma vantagem avassaladora sempre pontuando acima da casa dos 60%.

Num confronto entre Braide e o pré-candidato do Republicanos, o deputado estadual Duarte Júnio, segundo colocado nas pesquisas e melhor nome pontuando no grupo político do governador Flávio Dino, Braide venceria por 66,1% contra 17,4%.

O detalhe é que Duarte, entre todos os pré-candidatos que tiveram seus nomes incluídos no 2º Turno contra Braide, foi o que mais pontuou. Os demais ficaram abaixo: Neto Evangelista do DEM (16,6%), Wellington do Curso do PSDB (16,7%) e Rubens Júnior do PCdoB (9,6%), com Braide sempre acima dos 60%.

Ou seja, tanto no 1º Turno, quanto no 2º Turno, o cenário é amplamente favorável para Eduardo Braide e talvez por esse motivo que a maioria absoluta dos entrevistados (57%), independente do voto, acreditam que Braide será o novo prefeito de São Luís.

A pesquisa Prever foi registrada no dia 14 de agosto, sob o número MA-08464/2020. O levantamento contratado pela Farol Comunicação e Marketing, ouviu 1.016 eleitores, entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.