Como o Blog antecipou, tivemos nesta quinta-feira (20), a divulgação de mais uma pesquisa eleitoral para o cenário político sobre a disputa pela Prefeitura de São Luís.

Apesar de ser uma nova pesquisa, o cenário não está muito diferente da maioria dos levantamentos já divulgados, ou seja, o pré-candidato do Podemos, deputado federal Eduardo Braide, liderando disparado e com chances de vitória no 1º Turno e o pré-candidato do Republicanos, deputado estadual Duarte Júnior, sendo o segundo colocado, melhor nome do grupo político do governador do Maranhão, Flávio Dino, e o único, além de Braide, a alcançar dois dígitos.

No cenário estimulado, onde são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Braide aparece com 41% e segue liderando com muita folga. Na segunda colocação, surge Duarte com 11,4%. Os demais não conseguiram alcançar dois dígitos.

O detalhe negativo de mais esse levantamento segue sendo o pré-candidato do PCdoB, o deputado federal Rubens Júnior, mais uma vez o escolhido pelo partido do governador não consegue ultrapassar a casa de 1%. Veja abaixo.

De acordo com a pesquisa, levando em conta somente os votos válidos, Braide teria 47,3% e estaria dentro da margem de erro para vencer a eleição logo no 1º Turno.

Os números reforçam a tese de que caso haja uma aliança entre Braide e o PSDB, com a participação direta de Wellington do Curso, que aparece com 7,5% na pesquisa, a eleição tem tudo para ser concluída em 1º Turno.

Outro fator favorável a Braide é que 57,7% dos entrevistados, independente de quem irão votar, acreditam que o pré-candidato do Podemos será o próximo prefeito de São Luís.

A pesquisa Prever foi registrada no dia 14 de agosto, sob o número MA-08464/2020. O levantamento contratado pela Farol Comunicação e Marketing, ouviu 1.016 eleitores, entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.