Fatalmente muitos já devem ter ouvido falar que algumas pesquisas eleitorais são feitas ao gosto do cliente, no caso o contratante. Lamentavelmente isso acaba com a credibilidade de muitos institutos e muitos levantamentos, pior é que praticamente nada é feito pela Justiça Eleitoral.

Neste fim de semana, presenciamos uma vergonhosa e absurda disputa de pesquisas eleitorais na cidade de Tuntum. Na cidade administrada pelo prefeito Cleomar Tema (PSB), a disputa está entre Dida do Tio Luís (PSB), apoiado por Tema (PSB) e o deputado estadual Fernando Pessoa (Solidariedade).

No sábado (15), foi divulgado a pesquisa DataIlha, onde na estimulada (onde são apresentados os nomes dos pré-candidatos), Dida do Tio Luís aparece com 52,1% das intenções de voto, contra 35,7% de Fernando Pessoa. Outros 5,9% anulariam o voto, enquanto 6,3% afirmaram não saber em quem votar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, e registrada no TSE sob o número MA-0257/2020. Foram um total de 459 entrevistas. Ela tem margem de erro de 4% e o nível de confiança é de 95%

Já no domingo (16), foi divulgada pesquisa realizada pelo instituto Escuetc e com um cenário totalmente inverso. O deputado Fernando Pessoa aparece com 47%, enquanto Dida do Tio Luís surge com 38%, com ainda 5% dizendo que não votariam em nenhum dos dois e 10% não sabendo e/ou não respondendo.

A pesquisa Escutec foi realizada entre os dias 7 e 9 de agosto, ouvindo 400 eleitores, registrada sob o número MA-00127/2020, com margem de erro de 4% e confiabilidade de 90%.

O questionamento que fica é: como dois levantamentos apresentam números tão diferentes???

E olha que ainda estamos na pré-campanha, imagina o quanto de absurdo que ainda veremos em Tuntum e em outras cidades espalhadas no Maranhão.

É aguardar e conferir.