O deputado estadual Duarte Júnior, pré-candidato a Prefeitura de São Luís pelo Republicanos, segue, apesar de tudo, sendo o melhor nome da base do grupo político do governador Flávio Dino.

Além de não pertencer a uma família de políticos, como costuma dizer, Duarte também está longe das estruturas partidárias e financeiras de pelo menos outros dois pré-candidatos da base de Flávio Dino – os pré-candidatos do DEM, deputado estadual Neto Evangelista e do PCdoB, deputado federal Rubens Júnior.

Enquanto Duarte tem basicamente o seu próprio partido, o Republicanos, Neto Evangelista já conseguiu os apoios do PSL, PDT e PTB, ainda aguarda um posicionamento do MDB. Rubens Júnior já assegurou o Cidadania e o PP, ainda aguarda a chegada do PT.

No entanto, apesar das adversidades, Duarte segue surpreendendo e, ao lado do pré-candidato do Podemos, o deputado federal Eduardo Braide, foram os únicos a alcançarem dois dígitos.

Por tudo que já foi relatado e por ser a primeira eleição majoritária e a segunda em que disputa, na sua curta carreira como político, Duarte vai mostrando que chegou para ficar e que vai disputar sim as eleições 2020 e com chances.

A última pesquisa divulgada foi a do IBOPE. No levantamento, Duarte aparece com 13%, o mais próximo é o pré-candidato do PSDB, o deputado estadual Wellington do Curso. Neto Evangelista surge com 8% e Rubens com somente 2% (reveja). Ou seja, nem somando os votos de Neto e Rubens, mesmo com toda estrutura que possuem, não conseguem alcançar o atual patamar de Duarte.

Ao que parece, a cada dia, fica evidenciado que as apostas do grupo político liderado por Flávio Dino para as eleições em São Luís, neste ano de 2020, foram equivocadas.

Duarte segue firme com a luta de Davi contra Golias e, até o momento, tem mais motivos para comemorar do que lamentar.

É aguardar e conferir.