No fim de semana, tivemos o registro de mais uma pesquisa eleitoral para tentar mensurar o cenário político sobre a disputa pela Prefeitura de São Luís.

A pesquisa foi contratada pelo Jornal Pequeno e registrada sob o número 02519/2020. O levantamento será feito entre os dias 21 e 24 de julho, sendo liberado para divulgação no dia 25 de julho.

O questionário, quando no cenário estimulado, conta com o nome de todos os pré-candidatos, 13 no total. Além disso, a pesquisa faz simulações de alguns eventuais cenários de segundo turno.

O detalhe é que depois da pesquisa Prever, a primeira realizada depois do início da pandemia, esta é a segunda registrada, já que na semana passada o DataIlha também registrou um levantamento.

No entanto, a pesquisa DataIlha apresentou duas polêmicas (reveja). A primeira polêmica envolve a relação de pré-candidatos. O levantamento colocou nove pré-candidatos, mas esqueceu de colocar os nomes de pelos menos outros três pré-candidatos: Detinha (PL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Franklin Douglas (PSOL).

A segunda polêmica, e tão grave quanto a primeira, é com relação a uma afirmação mentirosa na pesquisa. Uma das perguntas do levantamento faz uma afirmação mentirosa.

“O ex-Presidente Lula está apoiando Rubens Júnior para a Prefeitura de São Luís. Rubens Júnior tem o apoio de Lula e é do mesmo partido do governador Flávio Dino. Sabendo dessa informação, [votaria] em [?]”, questiona o levantamento. Só que nem o PT confirmou oficialmente apoio ao candidato Rubens Júnior e muito menos o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

É aguardar e conferir, pois nesta semana poderemos ter duas pesquisas eleitorais divulgadas em São Luís.