Informações falsas estão circulando sobre um bloqueio nas contas da Prefeitura de São José de Ribamar. Em contato com o blog, a Assessoria de Comunicação esclareceu os fatos, demonstrando que  houve grave erro na interpretação da decisão judicial por parte dos autores da fake news.

Entenda o caso – A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar anunciou, no mês passado, a desqualificação do Instituto Unir Saúde, após denúncias, descumprimento de requisitos e as devidas averiguações, verificadas por uma Comissão Especial, instituída por portaria do município. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde e do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem ingressou com ação contra o Instituto Unir Saúde e não contra a Prefeitura.

Para que não houvesse prejuízos aos trabalhadores da saúde, funcionários e contratados da organização social, o Município, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, recorreu para que os valores das rescisões fossem pagos, não pela organização, mas transferido diretamente nas contas dos funcionários. Essa decisão dependerá agora apenas do aval da Justiça do Trabalho, com intermédio do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA).

A Justiça determinou que fosse feito bloqueio e transferência de qualquer crédito ao Instituto Unir Saúde. E, mesmo sem ser obrigada a pagar as rescisões trabalhistas, a Prefeitura de Ribamar chegou a se reunir por duas ocasiões com os trabalhadores para comunicar que estava buscando todos os meios para que os valores fossem depositados diretamente na conta dos funcionários. A multa citada prevê somente no caso de, após 10 dias sem o comunicado do bloqueio e da transferência desses créditos à Justiça do Trabalho, o que não aconteceu.

Em comunicado, a Assessoria de Comunicação se coloca à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários, lamentando qualquer tentativa de divulgação equivocada do fato, seja por equívoco ou má fé.