O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou na última quinta-feira o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) na Operação Falcão I/ 2020.

Foi o primeiro teste desse tipo este ano, numa operação que contou com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). A Falcão I integra o cronograma de atividades de lançamento do CLA em 2020.

A ação, serviu como treinamento operacional de equipes e testou as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

De acordo com a AEB, a operação apresentou procedimentos de segurança de interdição e esclarecimento de área marítima, patrulhamento terrestre e aviso aos navegantes para a comunidade pesqueira local.

O diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza, afirmou em entrevista que a Falcão I teve por objetivo preparar as equipes para atividades de grande porte em Alcântara.

Trata-se de um marco significativo no processo da consolidação do centro como um dos principais polos aeroespaciais do mundo.

No início de junho a Agência Espacial abriu chamamento público para empresas e companhias interessadas em lançar satélites não militares da base de Alcântara. O Estado informou com exclusividade o interesse de 10 companhias logo na primeira semana de lançamento de edital.

Com o processo em andamento e testes já sendo realizados em Alcântara, a AEB tem olhos voltados para o futuro. E um futuro promissor para o país, diga-se.

Desempenho – O Foguete de Treinamento Básico lançado da base de Alcântara na quinta-feira utilizou combustível sólido e alcançou uma altitude superior a 30 quilômetros em 1 minuto e 15 segundos.

O equipamento estava sustentado por quatro hastes aerodinâmicas e teve um sistema de lançamento que emprega um casulo reutilizável, que poderá ser novamente empregado em outras operações.

Foi a primeira operação desse tipo realizada no CLA em 2020.

Estado Maior