Com a proximidade do pleito eleitoral, os institutos de pesquisas já voltaram a realizar levantamentos sobre as eleições municipais.

Nesta terça-feira (23), a Escutec confirmou a liderança do ex-prefeito Hernando Macedo (PCdoB) para a disputa eleitoral em Dom Pedro. A pesquisa realizou levantamentos espontâneo e estimulados.

A pesquisa, no cenário espontâneo, apontou uma enorme vantagem para Hernando Macedo. O ex-prefeito surge com 42% das intenções de voto, contra Em segundo vem Galego Mota, com 19%, seguido por Léo Paz, com 4%. Foram citados ainda pelos entrevistados Ribamar Filho, com 2%; Luciano Rezende, 1%,; e o prefeito de Dom Pedro, Alexandre Costa (PSC), também com 1%. Não sabe ou não respondeu somaram 31%.

No cenário estimulado, onde os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Hernando Macêdo também tem ampla vantagem. O ex-prefeito aparece com 55% na opinião dos entrevistados. O segundo colocado é Galego Mota, que obteve 23% das intenções de votos e, logo em seguida, vem Léo Paz, com 12%. Nenhum dos candidatos somou 7% e não sabem ou não responderam, 3%.

Em outros dois cenários estimulados, retirando a pré-candidatura de Galego Mota e no outro retirando a pré-candidatura de Léo Paz, a vantagem de Hernando Macedo acaba aumentando para o adversário que não é retirado do levantamento.

Gestão – A Escutec também ouviu dos eleitores sobre a avaliação da administração do prefeito de Dom Pedro, Alexandre Costa. Dos eleitores entrevistados, 84% disseram que desaprovam a administração e outros 15% afirmaram que aprovam. Não sabem ou não responderam somou 1%.

A Escutec entrevistou 400 eleitores entre os dias 12 e 14 de junho e registrou a pesquisa no TSE com o número MA 04.995/2020. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

É aguardar e conferir, mas ao que parece o retorno de Hernando Macedo para a Prefeitura de Dom Pedro está praticamente consolidado.