O deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), pré-candidato à Prefeitura de São Luís, está em uma situação extremamente delicada, com relação as eleições deste ano na capital maranhense.

Por conta desse projeto, Rubens deixou Brasília e virou secretário de Cidades do Governo do Maranhão, mas teve uma passagem apagada e não conseguiu alavancar seu nome para a disputa eleitoral, tanto que, nas pesquisas já divulgadas, não conseguiu alcançar nem 5% das intenções de voto.

Além disso, um eventual fracasso de sua candidatura em São Luís, respingaria no projeto nacional do principal nome do PCdoB no Brasil, o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Rubens tem apostado todas suas fichas em uma eventual aliança com o PT, para tentar se agarrar, por mais absurdo que seja, na popularidade do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Com o PT, Rubens também teria um tempo enorme no horário gratuito na propaganda eleitoral.

Só que além dessa missão difícil, que é de ter o PT no seu palanque, Rubens Júnior não é nem unanimidade dentro do seu próprio partido, o PCdoB.

Neste fim de semana, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, um dos principais nomes do PCdoB no estado, declarou apoio a pré-candidatura do ex-juiz federal, Carlos Madeira (Solidariedade), à Prefeitura de São Luís.

“Quando recebi de Dr. Madeira a notícia de sua pré-candidatura a prefeito, vi que de fato era necessário alguém como ele nesse processo, e minha consciência, de cidadão, de servidor público e de quem sonha com uma São Luís melhor em todos os sentidos, me conduziu à decisão imediata de aderir à sua pré-campanha. E não sou pessoa de não honrar as decisões que tomo, pois cumpro o que falo, para que o resultado seja alcançado. Minha voz estará em defesa da pré-candidatura de Dr. Carlos Madeira, e farei questão de amplificar esse apoio”, afirmou Portela.

Como gestor de uma das principais pastas do Governo Flávio Dino e filiado ao PCdoB, o apoio de Jefferson Portela a Carlos Madeira é mais um duro golpe na já combalida pré-candidatura de Rubens Júnior.

Por essas e por muitas outras e que vira e mexe se cogita a possibilidade de um recuo do PCdoB e/ou do próprio Rubens Júnior na disputa eleitoral em São Luís, já que ambos podem sair ainda menor das eleições 2020 na capital maranhense.

É aguardar e conferir.