De acordo com a Fiocruz, que há anos gerencia o principal monitoramento de casos de doenças respiratórias do país, os estados do Brasil, atualmente, estaria dividido em três grupos com relação a Covid-19: aqueles com tendência de queda, aqueles estabilizados e aqueles com tendência de alta.

O Maranhão estaria entre os estados que apresentam sinais de estabilização. Além do Maranhão, estariam nessa situação outros cinco estados: Acre, Alagoas, Bahia, Goiás e Roraima.

Os estados que estariam com tendência de queda seriam a maioria, com 14 estados. Já àqueles que estariam ainda com tendência de alta, seriam sete unidades federativas: Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.

Segundo a Fiocruz, que analisa semanalmente esses dados, todas as regiões do país ainda se encontram na zona de risco e a flexibilização do isolamento pode elevar o número de infectados.

Essas análises foram feitas pela Fiocruz com base em registros de casos de síndrome respiratória aguda grave entre 7/6 e 13/6 — a Covid-19 corresponde a 98% dos registros. Em geral, 13% dos pacientes infectados com o novo coronavírus precisam ser internados, sendo 30% deles na UTI.