Desde o início da pandemia, um dos principais problemas dos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Maranhão, através dos seus boletins diários, é que os números divergem, e muito, dos dados dos municípios maranhenses.

Como de costume, o Governo Flávio Dino transferiu a responsabilidade dos erros e culpou o sistema do Governo Federal pela diferença de dados.

Para corrigir o problema e evitar as críticas, foi prometido pela gestão comunista, ainda no fim de maio, que um sistema próprio seria implantado. No entanto, infelizmente, até agora o problema persiste.

Para se ter uma ideia, para a SES são 213 dos 217 municípios maranhenses que possuem o registro oficial da Covid-19. Seriam eles: Loreto, Lagoa do Mato, São Félix de Balsas e São Francisco do Maranhão.

Só que numa rápida busca nas redes sociais, o Blog do Jorge Aragão conseguiu detectar que na cidade de Loreto já tem registros oficiais do novo coronavírus. O primeiro caso foi registrado na semana passada, dia 12 de junho, mas até o último boletim da SES, divulgado na quarta-feira (17), nada havia sido registrado. E o detalhe, é que atualmente Loreto já tem 03 casos. Veja abaixo o print do dia 12 de junho.

Além disso, em uma rápida comparação entre dados oficiais de algumas prefeituras municipais do Maranhão e os dados da SES, mais uma vez, ficou comprovado que as divergências acontecem e não são poucas.

Em Açailândia, de acordo com os dados da SES, do dia 17 de junho, tínhamos 2.045 casos, com 40 óbitos. Só que nos dados oficiais do município, do dia 16 de junho, esses dados são maiores, temos 2.770 registros, com 47 óbitos. Veja a imagem abaixo.

Já na cidade de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana, ou seja, vizinha da sede da SES, os dados também não batem. De acordo com a SES, seriam 431 casos, com 47 mortes. Só que nos dados da Prefeitura de Paço do Lumiar, do dia 16 de junho, os números são outros: 501 casos confirmados, com 54 óbitos. Veja abaixo.

Um dos números mais discrepantes, que o blog encontrou, foi em Timon. Enquanto a SES aponta o registro de 983 casos, com apenas 13 óbitos, a Prefeitura Municipal de Timon, no boletim do dia 16 de junho, já registrava 1.184 casos, com 36 mortes.

Percebam que o blog fez o levantamento comparando os dados da SES do dia 17 de junho, com os dados do dia 16 de junho das prefeituras municipais, mas mesmo assim a divergência segue enorme.

Pelo visto, a culpa não era do Governo Federal…