Mesmo diante de um panorama ainda não favorável, inclusive com o registro do maior número de óbitos em 24 horas, a maioria da população maranhense se diz favorável a flexibilização do distanciamento social, pelo menos foi o que revelou a pesquisa Escutec, divulgada pelo jornal O Estado.

O levantamento, realizado entre os dias 4 e 9 de junho, em todas as regiões do Maranhão, apontou que 70% dos maranhenses são favoráveis a reabertura de todas as atividades, fechadas durante a quarentena. Foram ouvidas, por telefone, 2 mil pessoas.

A pesquisa apontou que apenas 27% das pessoas ouvidas não concordam com a mudança de postura do governo, e acreditam que essas atividades deveriam permanecer suspensas. Outros 3% não sabem ou não responderam ao questionamento.

Vale destacar que, neste fim de semana, voltam a reabrir igrejas e templos religiosos. Já na segunda-feira (15), será a vez dos shoppings voltarem a funcionar. No dia 22 de junho, as academias de esporte e ginástica também voltam. No dia 29, os bares e restaurantes podem reabrir as portas.

Ou seja, o governador Flávio Dino, para essa mudança de postura, conta com o apoio da população.