O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), por conta das eleições de 2020, voltou a ser vítima de um dos tentáculos do Consórcio Dinista para o pleito eleitoral deste ano.

Por ser líder nas pesquisas eleitorais e prestes a derrotar a hegemonia de décadas, Braide tem sido alvo de inúmeros Fake News, mas um deles, nesta semana, acabou chamando atenção.

Pelo fato de Braide ter disponibilizado recursos, através de emendas parlamentares, para a Prefeitura de Icatu, citada na operação da Polícia Federal, tentaram fazer uma tola e irresponsável ilação com o nome do deputado federal, tudo por conta da politicagem. No entanto, as ilações não passaram de factoides.

A Prefeitura de Icatu divulgou uma Nota restabelecendo a verdade dos fatos, informando inclusive o que foi adquirido através da emenda do deputado Eduardo Braide. Além disso, sobre o contrato com uma das empresas arroladas na operação da Polícia Federal, a prefeitura afirmou que pagou somente R$ 130 mil para a compra de insumos, inclusive já entregues. Veja a Nota.

Só que o próprio Braide fez questão de não deixar que o Fake News fosse adiante e gravou um vídeo tratando do assunto. Inicialmente, Braide destacou que tem colaborado com vários municípios durante a pandemia, mas detalhou o que foi adquirido em Icatu com os recursos da sua emenda parlamentar.

“Parece que o consórcio do governo entrou em desespero, espalhando Fake News por aí. Todos vocês sabem que durante a pandemia, tenho destinado recursos a vários municípios, e um deles é Icatu. Com as emendas que já destinei para lá, foram adquiridos: uma camionete para Vigilância Sanitária, uma ambulância nova e toda equipada, a montagem de um laboratório, equipamentos para o centro cirúrgico e a reforma de parte do hospital que está acontecendo. Além de tudo isso, ainda temos recursos da emenda em conta para serem utilizados na Saúde nos próximos dias, essa é a verdade”, afirmou.

Por fim, Braide ainda pediu que membros do Consórcio Dinista fiscalizem recursos que o Governo do Estado já recebeu da Bancada Federal destinado ao combate da Covid-19.

“Por falar em fiscalização de recursos de emendas, destinei, junto com a Bancada Federal do Maranhão, mais de R$ 43 milhões a Saúde do Governo do Estado, esse dinheiro já foi pago desde o mês passado. Eu peço àqueles que fazem parte do consórcio, que portanto são do governo, que ajudem a fiscalizar esses recursos. Que façam com que sejam pagos os salários dos médicos que foram afastados durante a pandemia e até hoje não receberam, o adicional de 40% que foi prometido pelo Governo do Estado e a volta do valor do plantão médico que foi anunciado pelo mesmo governo. Aí sim, nós ajudaremos a fazer uma fiscalização. Infelizmente, durante essa pandemia há quem queira fazer política, mas eu sou do time do trabalho”, finalizou. Veja o vídeo abaixo.

Só que além de tudo isso, alguns questionamentos importantes precisam ser feitos: será que o presidente da República, quem quer seja, o governador do Maranhão, quem quer que seja, sabem efetivamente onde e como estão sendo aplicadas os recursos das emendas que liberam ???

Além disso, será que todos os deputados, federais e estaduais, e senadores que por ventura destinaram recursos para São Luís e as demais prefeituras citadas na operação da Polícia Federal, estão sob suspeitas, ou o problema é exclusivamente Braide e por conta da disputa eleitoral ???

Respondendo esses questionamentos, vai ficar bem fácil entender quem está falando a verdade e quem está criando factoide.

É simples assim.