O que mais te tem usado como referência para a suposta redução do número de contaminados na Ilha de São Luís é o lockdown, medida que foi adaptada no Maranhão, para tentar ampliar o distanciamento social que é muito difícil no estado. Mas ainda não há estudos certos e precisos que mostrem os efeitos práticos da medida determinada pelo Poder Judiciário.

O fato é que ainda não existe a clareza necessária para afirmar que o bloqueio total tenha sido o responsável pela redução do número de contaminados na Região Metropolitana. Mas, se na capital e nos três municípios vizinhos houve freio na contaminação – ainda sem dados precisos sobre testagens – no interior do estado o crescimento é visto em dois milhares a cada dia.

Já são mais de 40 mil infectados pela Covid-19 no Maranhão. Mais de mil mortos. Os números deixam o estado na posição sétima no incômodo ranking de contaminados por estados.

O Maranhão está à frente de outros estados que têm mais habitantes, como a Bahia. Mais pessoas que os estados do Sul do país.

Por enquanto, oficialmente, medidas sanitárias para reduzir a contaminação estão delegadas aos prefeitos. O Palácio dos Leões segue anunciando o aumento de leitos em hospitais. Só que imagens – em um mundo em que as redes sociais são um canal de comunicação – mostram que os leitos da capital estão sendo necessários como antes, só que em quantidade mais elevada

Estado Maior