Desde o início desta semana este Blog e outros meios de comunicação vem apontando, mais uma vez, uma distorção com relação aos dados do boletim da Secretaria de Saude do Maranhão (SES), sobre a Covid-19.

A nova distorção é com relação aos municípios apontados pela SES com casos de coronavírus. O principal e absurdo equivoco, que precisa ser esclarecido, está na cidade de Passagem Franca.

Nas redes sociais da Prefeitura de Passagem Franca, desde o dia 14 de maio, foi confirmado o primeiro caso da doença no município (veja acima). No entanto, mesmo quase dez dias depois, a cidade ainda não consta no boletim da SES, como uma das que possuem casos de Covid-19.

Na noite de sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Passagem Franca, que segue atualizando diariamente os casos na cidade, confirmou que já são 17 casos, mas nenhum registrado pela SES. Ou seja, além da subnotificação que todos sabem que existe, ainda temos divergências absurdas como esta no dados do coronavírus no Maranhão.

Desta forma, resta perguntar: será que Passagem Franca ainda fica no Maranhão ???

Outras críticas – Além desta situação absurda, o boletim da SES merece outras críticas, como bem fez o jornalista Zeca Soares em seu blog (veja aqui).

A SES depois de retirar, na semana passada, dados completos das vítimas fatais como idade e comorbidades, agora decidiram retirar os municípios onde os óbitos ocorreram, embora mantenham uma lista com os números de casos e óbitos em cada um.

Além disso, também é inadmissível o horário que o boletim tem sido divulgado, muita das vezes depois das 23h, parecendo até que a ideia é evitar a divulgação por parte da imprensa.

É aguardar e conferir se a transparência volta a reinar no boletim da SES.