Durante a coletiva da quinta-feira (21), quando o governador do Maranhão, Flávio Dino, tentou justificar a sua decisão de iniciar a flexibilização do isolamento, quando a maioria dos estados decidiu pela prorrogação das medidas restritivas.

Só que, pelo menos em dois momentos da coletiva, o comunista deixou a impressão de que não tem certeza da decisão tomada e que parece estar fazendo uma aposta, uma aposta que pode custar a vida de muitos maranhenses.

Sem apresentar números convincentes, Dino afirmou que existe uma visível diminuição de casos na Região Metropolitana e por esse motivo poderia ser feito uma “tentativa de reabertura”.

O problema é que Flávio Dino parece não entender que é governador do Maranhão e não da Região Metropolitana. Se os números de casos estariam diminuindo na Grande Ilha, seguem aumentando e muito no interior maranhense.

Somente no boletim da quinta-feira, voltamos a repetir o recorde no número de mortos, com 30 óbitos, e um novo recorde no número de casos, com 1.154 novos registros, tudo isso em 24 horas.

Como se falar em diminuição no Maranhão, com números crescentes ???

É bem verdade que o comunista falou em recuar, caso a “experiência” de reabertura não dê certo. O problema é saber quantas pessoas poderão perder a vida por essa “experiência” ???

O mais curioso é que esse tipo de discurso foi sempre, de maneira coerente, utilizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e sempre condenado por Flávio Dino, que agora demonstra um novo pensamento nessa dicotomia de vidas e economia.

Gráficos – O segundo aspecto que chamou a atenção durante a coletiva foi na questão dos gráficos apresentados.

Apesar de jurar ter uma equipe técnica, que ninguém nunca viu e jamais participou de uma coletiva, Flávio Dino para justificar a sua temerosa decisão, pasmem, apresentou um gráfico de um estudo feito pelo deputado Yglésio Moyses.

O parlamentar, que é da base governista, tem sido um crítico da decisão do comunista e da Justiça sobre o lockdown. Para Yglesio inclusive, foi justamente por conta do lockdown que tivemos uma explosão de casos no interior maranhense.

Nada contra o gráfico do parlamentar, ao contrário, Yglesio tem, como muitos outros parlamentares, dado a sua contribuição durante essa pandemia, mas é de causar estranheza que o gráfico elaborado por um deputado, mesmo sendo ele médico, seja melhor e mais detalhado do que o estudo e/ou gráfico da tal equipe técnica do Governo do Maranhão, que supostamente deveria ser quem nortearia o comunista nas suas tomadas de decisões técnicas, não políticas.

O próprio parlamentar comemorou a aparição dos seus gráficos na coletiva.

Pelo visto mais do que aguardar e conferir, vamos ter que rezar muito pela experiência que está fazendo o governador, afinal estamos falando de vidas e sofrimento de tantas outras famílias.