Como o governador Flávio Dino, mais uma vez, resolveu transferir a responsabilidade quando da tomada de decisões importantes, e antecipou que não irá prorrogar a medida por iniciativa própria, coube a outras autoridades decidir sobre o assunto.

O juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, deve comandar nesta terça-feira (12), às 10 da manhã uma audiência de conciliação para definir sobre a prorrogação ou não do lockdown nos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís.

A audiência que acontece às 10h, será por meio de videoconferência terá as participações de representantes do governo do Maranhão e dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Limiar e Raposa.

O juiz Douglas Martins determinou que os municipios e o Estado apresentem todas as informações atualizadas sobre o lockdown no que diz respeito à circulação de pessoas nas quatro cidades.

Na audiência será será definido se os municípios mantém o lockdown por quanto tempo ou se acaba mesmo na quinta-feira (14) como determinado pela Justiça em liminar ou ainda se haverá alteração no tipo de restrição na circulação de pessoas.

Na semana passada, em entrevista coletiva, o governador Flávio Dino já havia se antecipado e afirmado que caberia à Justiça decidir sobre a manutenção ou não do lockdown que teve início no dia 5 e vai até 14 de março. O governador também antecipou o feriado de 28 de junho para 15 de maio (sexta-feira) para manter a diminuição da circulação de pessoas por mais três dias, incluindo o sábado (16) e o domingo (17).

É aguardar e conferir.