O primeiro dia de bloqueio total (lockdown) na Região Metropolitana de São Luís serviu para comprovar que o Governo do Maranhão e as quatro prefeituras da Ilha vão precisar reforçar a fiscalização para se obter o resultado desejado – qual seja, a efetiva diminuição da circulação de pessoas como forma de se garantir um “freio” à expansão do novo coronavírus (Covid19) na capital e entorno.

Ao longo do dia, percebeu-se alguma diminuição de pessoas nas ruas, mas não como era esperado.

Nas diversas barreiras de controle montadas em avenidas da ilha, ainda foi possível ver alguns engarrafamentos, tamanho era o fluxo de veículos.

Na entrada da ponte bandeira Tribuzzi, no Jaracaty, na Barragem do Bacanga, e em trechos das MAs 201 e 202 foram os pontos de maiores aglomerações, segundo registros que circularam nas redes sociais.

Há que se louvar, nesse primeiro momento, a postura das autoridades de controle, sobretudo PM, SMTT e guardas municipais dos quatro municípios.

Aparentemente, adotaram postura mais passiva nesse primeiro dia, preferindo a orientação à punição. Mas que tenham em mente que, em algum momento, será necessária a utilização de meios de convencimento mais duros, com a aplicação de multas e das sanções penais previstas em lei, sob pena de o cidadão comum não levar a sério a necessidade de isolamento crítico nestes próximos nove dias.

Estado Maior