Desde quando foi divulgada a decisão judicial determinando que o Governo Flávio Dino decretasse o lockdown, surgiram imediatamente as primeiras insinuações de que tudo não passaria de um acordo que livraria o governador do desgaste político.

O deputado estadual Yglesio Moyses, que é da base do Governo Flávio Dino, e é médico, tem se posicionado firmemente contra o lockdown e criticado a decisão judicial, achando até que existiu uma interferência do Judiciário no Executivo.

“Lockdown por decisão judicial de primeiro instância:princípio da separação dos poderes mandou lembranças. Decisão de Executivo Estadual e Municipal usurpadas. Constitucionalidade completamente questionável, Agora, vem o pânico nos supermercados, falta de alimentos nas rateleiras, etc. Sem falar no aumento da contaminação quando há uma notícia repentina. O grande problema no Maranhão não é a ação, é a metodologia. Poderia ter sido tomada uma decisão muito mais maturada, discutida com as Secretarias de Saúde, Polícias e Bombeiros, enfim”, escreveu.

Yglesio também questionou a cientificidade da maneira como o lockdown foi decidido pela Justiça.

“Não entendi a base científica para um lockdown marcado pra daqui a 5 dias, por 10 dias. Não existiu dessa forma em nenhum local do planeta Terra. Ou decreta lockdown de uma vez ou não, no mínimo por 15 dias”, afirmou.

No entanto, o que chamou muita atenção foi uma afirmação feita pelo parlamentar. Yglesio cravou “Combinadown”.

É bem verdade, que o deputado não deixou claro se a combinação citada por ele envolveu o governador Flávio Dino, ou se ficou restrita ao Ministério Público e ao Judiciário.

No entanto, o que todos se perguntam é: se Flávio Dino era contra o lockdown, por qual motivo não recorreu, como já fez com outras decisões judiciais ??? E se era a favor, por qual motivo não decretou logo, sem precisar de uma decisão judicial ???

Pelo visto, combinado ou não, Flávio Dino agora vai poder agir e sem ter o ônus de suas ações, transferindo esse desgaste para o Judiciário, afinal vai justificar que “apenas está cumprindo uma decisão”.