O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a causar polêmica com os governadores dos estados brasileiros, quando afirmou, nesta quarta-feira (29), que seriam eles que deveriam responder sobre as mortes devido a Covid-19.

Defensor árduo do isolamento vertical, ou seja, isolar apenas as pessoas do grupo de risco, Bolsonaro lembrou aos jornalistas, quando questionado sobre o número de mortes do no Brasil, que foram os governadores que decidiram as medidas tomadas para combater a pandemia, logo seriam eles que deveriam ser questionados.

“Questão de mortes, a gente lamenta as mortes profundamente. Sabia que ia acontecer. Agora, quem tomou todas as medidas restritivas foram governadores e prefeitos. Essa conta tem que ser perguntada para os governadores. Perguntem o porquê terem tomado medidas tão restritivas e continua morrendo gente. Eles têm que responder. Vocês não vão colocar no meu colo essa conta”, destacou.

Bolsonaro lembrou ainda que, como decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e prefeitos têm autonomia para decidirem sobre medidas restritivas no combate ao coronavírus.