Os tempos não são para reuniões, encontros ou aglomerações, como uma festa de aniversário para comemorar mais um ano de vida de um ente ou amigo querido. O momento não permite algo tão comum e simples que marque um dia do ano de cada cidadão do mundo.

Mas essas barreiras impostas agora pela crise sanitária causada pela Coivid-19 não impedirão que amigos e parentes “se reúnam” para celebrar os 90 anos do ex-presidente da República, José Sarney. Ele faz hoje 90 anos de idade e 60 anos de vida pública, passando pelo Poder Executivo e pelo Poder Legislativo, em tantos momentos da história do Brasil.

De fato, a maioria dos atos de comemoração da nona década do único maranhense que alcançou o mais alto posto da República do país foi suspensa.

Outras homenagens a ele já estão adiadas, mas sem data para acontecer.

No entanto, há um grupo de amigos e familiares já formado que, às 11h de hoje, fará uma reunião virtual que levará os mais distantes amigos (Europa, Estados Unidos, por exemplo) a se unirem aos amigos e familiares do Brasil, do Maranhão mais especificamente, para celebrar os 90 anos de José Sarney.

Um vídeo com a trajetória do ex-presidente antecederá um conjunto de aplausos simultâneos de seus “amigos da política, da literatura e do bom viver”, como definiu José Jorge, um dos organizadores da homenagem virtual.

“Minha mãe, que é prima de Sarney, não olha o copo do vinho por inteiro. A parte que falta de vinho, ela não consegue olhar. É um exemplo para nós, amigos do presidente José Sarney, podemos perceber. Não é porque não podemos estar todos juntos que não vamos nos unir e comemorar uma data tão importante e significativa para o Brasil e para o Maranhão”, disse.

Homenagens – No grupo da reunião virtual estão juntos parentes, amigos da política, da literatura, da vida.

Discursos de amigos serão feitos nesse grupo. São centenas de pessoas que querem homenagear o “grande construtor de pontes”.

Uma sonora salva de aplausos deverá marcar o fim da reunião em comemoração aos 90 anos do ex-presidente Sarney.

Na cidade natal do ex-presidente da República José Sarney, Pinheiro, será feriado municipal.

Para marcar a data, fogos de artifício e pronunciamentos estão programados para comemorar o filho mais ilustre da cidade.

Outras programações estão marcadas, mas não puderam ser realizadas.

A previsão é de que em outro momento possa haver as celebrações.

Estado Maior