Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20), como era esperado, o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou novas medidas adotadas para o combate da pandemia do novo coronavírus no estado.

Entre as medidas anunciadas pelo comunista está a prorrogação da suspensão do transporte interestadual e também do comércio na Região Metropolitana até o dia 05 de maio. Já a retomada das aulas presenciais (instituições públicas e privadas) seguem suspensas até o dia 12 de maio.

O comunista afirmou que as atividades comerciais e as aulas poderão ser retomadas depois das datas definidas no decreto, mas para isso precisaria que todos os estabelecimentos adotem as medidas sanitárias que estão sendo determinadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Outra novidade é que a partir do fim da semana, prazo dado pelo decreto, todos terão a obrigatoriedade de utilizar as máscaras de proteção em locais públicos.

O governador também confirmou a ampliação dos leitos de UTI em São Luís para a Covid-19. Serão mais 23 leitos nos próximos dias e 50 leitos do antigo Hospital São José, próximo ao Ceprama, que foi alugado pelo Governo do Maranhão. Dino também reafirmou a construção do Hospital de Campanha em Açailândia.

Por fim, o comunista assegurou ainda que o Procon passará a noticiar os hospitais provados para saber a realidade sobre os leitos para a Covid-19.